Como tudo começou...





Tudo começou com Tom Fletcher. Em 2003, Tom fez uma audição para fazer parte da banda Busted, e apesar de ter chegado aos dois finalistas, perdeu o lugar para Charlie Simpson. No entanto a gravadora Island ficou intrigada com o talento de escrita que o Tom possuía e ofereceram-lhe um lugar na equipa de composição de músicas da banda, junto com o vocalista, James Bourne. “Foi assim que conheci o James. Nós ficamos amigos e foi por isso que eu escrevi algumas músicas para o A Present for Everyone.”, disse Tom.




Durante o projecto de escrita para o segundo álbum dos Busted, a gravadora perguntou se o Tom estava livre para gravar uma audição para a boyband, V. Foi aí que Danny e Tom se conheceram pela primeira vez. Danny foi à audição por engano, pois pensava que a audição seria para uma banda de rock e não para uma boyband, onde só se dança e canta. Os produtores não o aprovaram mas gostaram da atitude dele (dizem ser o primeiro a ir a uma audição para uma boyband com uma guitarra). Fletcher ficou impressionado com o estilo único de Jones, por isso convidou-o para escreverem músicas juntos.






Quando o projecto de escrita para os Busted chegou ao fim, Tom e Danny mudaram-se para o hotel Intercontinental em Londres, e ficaram dois meses no quarto 363 no terceiro andar (foi daqui que surgiu o nome do primeiro álbum – Room on the 3rd Floor) e começaram a escrever as primeiras músicas para a sua própria banda (ainda sem nome). “Ficar naquele hotel foi óptimo na primeira semana”, Danny recorda, “mas quando se fica num quarto de hotel durante dois meses, com duas pessoas a viver dentro das mesmas quatro paredes pode-se tornar bastante secante. Nós ficámos tão aborrecidos que acabávamos por ficar perto das paredes com um copo, para ouvir as conversas das outras pessoas.” Tom também falou sobre a mulher das limpezas do hotel. “Todas as manhãs nós ficávamos deitados, a tentar relaxar. E todas as manhãs, a mesma mulher entrava de repente no quarto e dizia ‘Ooooh, peço imensa desculpa!’ e saia a correr outra vez. Inacreditável!”



Certo dia, Tom e Danny tiveram uma entrevista com a Universal Music e cantaram para os executivos dizendo que tinham em mente criar uma banda. Assinaram o contrato e foram em busca de um baterista e baixista. Dougie e Harry foram recrutados através de um anúncio na revista NME. Os dois rapazes de Essex, foram por coincidência à mesma audição e começaram a falar sobre a apreciação que ambos tinham pela banda The Starting Line, quando Poynter reconheceu o nome e o logo da banda na t-shirt de Judd. “Muita gente apareceu à audição, e a maioria era muito má! Nós reduzimos o número para dois bateristas e dois baixistas, mas o Dougie e o Harry sobressaíram-se.”, disse Danny. Estava então formada a banda.